sexta-feira, 5 de novembro de 2010

As MedÉias da Periferia

clique aqui e leia a crítica feita por um morador da Vila.
ou clique aqui para ler a crítica (a 2ª) feita por outro morador.
Clique aqui e leia o depoimento da jornalista Fernanda Nobre.

Chegou ao fim a temporada do  espetáculo: As MedÉias da Periferia, mas em fevereiro de 2011 estaremos de volta.




Inspirados na tragédia grega Medéia, de Eurípedes, a companhia faz uma releitura da obra contextualizando no universo das favelas da Zona Norte de São Paulo, local da sede da Cia. O espetáculo atualiza o mito de medéia colocando as questões na gente pobre do Brasil que luta a cada dia para sobreviver.


Foram 06 meses de trabalho intenso de pesquisa onde o elenco foi instigado a encontrar paralelos entre o texto clássico e o cotidiano vivido por eles nas favelas da Zona Norte de São Paulo.


Medéia, a mãe, é abandonada por seu marido José, ex-jogador de futebol e viciado em drogas que resolve se casar com Glaucia, a filha do principal traficante do morro, Mencão.



A tragédia individual da protagonista torna-se coletiva e resulta de uma situação social onde sobreviver é a ordem. Neste contexto de fome e miséria, que vontades tem essa mulher de sobreviver uma vez que perde junto com o marido o único momento em que a realidade é esquecida, o leito conjugal?


Diante da dificuldade de viver a tragédia social cotidiana sem o marido, Medéia deixa-se agir pelo ciúmes e resolve vingar o seu sofrimento individual na favela onde vive.
E é este local, desmembrado em outros personagens que traz o coro grego presente também nesta releitura. O tempo todo o espetáculo dialoga com a estrutura clássica, sem deixar de trazê-la para a atualidade.


Serviço: TEMPORADA ENCERRADA
As MedÉias da Periferia
com a Cia Daraus Teatro
Local: rua Bernardo Fonseca Lobo, 617 (clique aqui e veja como chegar)
Você escolhe quanto quer pagar (mínimo R$2,50).
Sexta-feira - 21h - Curta temporada até 10/12
25 lugares - compre ingressos antecipados
ciadaraus@yahoo.com.br



O grupo

Após 10 anos de trabalho com jovens universitários, a Cia Daraus fixa sede na periferia de São Paulo, Zona Norte.



Retratar, a partir de textos da dramaturgia universal, a realidade vivida pelos moradores das favelas de SP é o principal objetivo da nova Cia Daraus que em 2009 monta uma releitura do clássico A mandrágora de Maquiavel e em 2010 uma nova releitura de Medéia, de Euripedes.

8 comentários:

Anônimo disse...

Ao voltar do surpreendente e agradável 2º Encontro do Cena Norte me peguei em momentos diferentes do meu final de semana "cívico" lembrando com frescor dos resultados reverberantes do movimento, do quanto ele cresceu em tão pouco tempo, ou do que pode ser feito daqui pra frente se esta revigorante energia de todos proliferar e continuar vibrante como até aqui. Mas devo dizer (e por isso também que escrevo), do que mais me emocionou no encontro: a cena que assistimos da Cia. Daraus.
Muito além do que uma cena bem montada, brilhantemente dirigida, criativa e "profissional" (seja lá o que entendamos como profissional ou como "amador" - só pra provocar esse início de conceitualização recorrente no encontro), assistir aquela jovem gente grande encenando, foi como receber um "tapa com luva de Daraus". O poder da criação!
Conhecer o espaço da Cia. Daraus, encravado no miolo de uma comunidade com a dignidade e estrutura de um espaço verdadeiramente artístico, reafirma nossa fé na arte.
Minha reverência, respeito e admiração pela Cia. Daraus pela montagem emocionante, tão composta de talento e capacidade técnica de seus jovens integrantes quanto de verdade social, de resistência, de sorrisos e brilho nos olhos. Quando um ideal é exercido ao invés de verbalizado o discurso não precisa de interpretações emocionadas e razas, o discurso sai, de dentro pra fora e não ao contrário.

Parabéns as três atrizes e aos dois atores, vocês são excelentes. Por favor continuem, estudem o máximo que puderem e não desistam nunca.
Parabéns ao Diretor e Líder (na ascepção da palavra) Dani Ciasca pela fé e capacidade transformadora.
Parabéns Cia. Daraus

Wilson Vasconcelos - Cia Capadocia

Thomas Holesgrove disse...

"A apresentação de Daraus foi uma grande inspiração e um desafio importante para a gente nesse momento. A qualidade da pesquisa desse grupo estava evidente na limpeza do trabalho e na precisão e na presença dos atores. A paixão – o desejo - com o qual eles se entregaram me deu um chute para lembrar da razão para nossa luta diária!!! Estou louco para ver a peça na integra que vai estrear nesta sexta-feira."

Marina de Lucca disse...

meus mais sinceros parabéns! A peça estava muito incrível! Todos vcs têm muito talento! Tá certo que meus olhos leigos talvez não signifiquem muito, mas como platéia, como espectadora eu simplismente amei. Uma adaptação incrível, completamente dinamica, com interpretações fortes, intensas. Muito bem ensaiada, tudo bem colocado. Sai de lá cansada, sabe? Haha, mas não pq a peça seja chata, mas pq é tensa, e vcs nos colocaram tão dentro da peça, que acabavamos vivendo a situação junto com Medéia. Dá para contar nos dedos as vezes que eu pisquei durante a apresentação. E ahhh... as músicas de Chico *u* acho que elas foram muito bem colocadas. As músicas junto das cenas mais "comicas" (dos "fofoqueiros") eram o que salvava nós (publico) de toda aquela loucura tensa que era aquilo *o* Tava vendo a hora em que ficaria louca junto com Medéia. Acho que foi o modo que nos estavamos sentados que nos fazia participar tanto emocionalmente. (Não sei se era essa a intenção de vcs, mas eu [Marina, que não entendo nada de teatro] achei formidável) Tô até agora assim>>> *0* haha

Claudia Francisco disse...

Nossa eu não tenho palavras para dizer o quanto foi gratificante e emocinante vê-los encenar. Hoje posso dizer com toda certeza que vcs são jovens profissionais, pois já fui em várias peças de teatro com profissionais renomados e vcs, pra mim, estão no mesmo patamar viu?
Deixo aqui registrado os nossos parabéns pela recepção e pela atuação de todos vocês, isso inclu você Dani que é fantástico!!!
Super bj

Coletivo Pi disse...

Os jovens que estão em cena nos encantam com o envolvimento e paixão com que realizam a cena e todo o projeto da Cia em conjunto com Dani Ciasca.

Leandro Burghi (ex-daraus) disse...

gostei pra caramba porque foi bem real as cenas, as desenvolturas dos dialogos dos personagens a sincronizção das cenas umas com as outras. gostei tambem da concentração.
A Medeia não tava se controlando só queria saber de vingança não tava mais querendo esqueçer ,com odio no coração e não tava mais pensando nas consequencias que era matar as pessoas que mais amava.
Enfim, gostei muito passou uma realidade diferente da comunidade.

Helena Gonçalves - educadora E.E Arnaldo Barreto e Fundação Gol de Letra disse...

Gostei muito da peça, saí de lá impressionada com a montagem, com o grupo e, claro, não poderia deixar de dizer, com a interpretação da Pri, que fez a Medéia. Ela me hipnotizou!
Parabéns a todos!

Unknown disse...

Quando assisti a montagem de A Mandragora, ja me surpreendi muito com a qualidade tecnica dos jovens atores. Ao receber o convite para a montagem de Medeia, fiquei muito curiosa, nao somente pelo fato de duas integrantes serem alunas minhas, mas para ver a evoluçao do trabalho. Minha surpresa foi 10 x maior do que a primeira impressao. Me emocionei, chorei e me arrepiei durante todo espetaculo. Como atriz e professora de teatro, deixo registrado que poucos espetaculos "profissionais", ou assim ditos, me tocaram de maneira tao profunda! parabens Ao diretor pelo papel de liderança assumido com esses jovens e ao elenco pela dedicaçao ( que acompanho do back stage). conituem assim, para serem sempre melhores.